sábado, 30 de outubro de 2010

ideiando a saudade, 4 anos depois!!!

Festa na Sociedade Germânia, outubro 1983.

Éramos bons amigos, além da vida que dividíamos. Nos unimos por muito, muito amor, o companheirismo e a cumplicidade eram fortes no nosso relacionamento, a gente se entendia pelo olho... Brigamos muito também, depois de 30 e muitos anos acabamos nos separando, mas sempre nos gostamos muito.... éramos caminhantes desta trilha de vida, que haviam escolhido caminhar juntos... dois líderes que se espetavam, mas que se amavam...

Foram muitos e muitos anos felizes, o que me dá hoje a sensação de que 4 anos de ausência são um instante, foi ontem, ante-ontem, semana passada apenas...

Minha vida mudou completamente em um piscar de olhos, o que era não era mais, a maneira como eu sabia viver tinha desmoronado, nada mais era do mesmo jeito. Me senti perdida na vida, meu maior amigo nessa existência não estava mais ao meu lado ou, pelo menos, perto de mim...a proteção que eu sentia existir tinha partido, o chefe da manutenção aqui de casa tinha ido embora sem avisar.....quem agora iria me ajudar a entender tanta coisa que eu não entendia, com quem eu iria brigar, com quem eu iria partilhar as novidades, com quem eu ficaria depois de fechar a porta da casa, pra quem eu iria mostrar as minhas fotos, meus estudos, meus sonhos???
Tive que aprender a viver de uma maneira que eu não sabia como era, desde os meus 20 anos... Tive que aprender a escutar o silêncio dentro de casa e a ver nossa obra doméstica inacabada.

Hoje completam-se 4  anos da sua partida. Analisando o que aconteceu nesse tempo todo, percebo que  aprendi muito, reguei todo o nosso espaço com as minhas lágrimas, até hoje estou acertando o que ele deixou involuntáriamente para trás, tentando ajustar corretamente os problemas que permeavam a sua e a minha paciência.

Mas ainda e novamente, ao lembrar do acontecido e marcar mais um ano nesse lapso de tempo em que estamos por aqui, a emoção da sua lembrança enche o meu coração, dando a certeza de que na vida, se a gente tem mesmo um grande amor, o depois é depois, é apenas um grande depois.

Finalizando, hoje os meus planos são múltiplos, estou com os olhos voltados para o futuro, meus objetivos estão perto, mas a presença da impermanência está comigo e o coração ficou lá trás.
Tudo pode mudar de um instante pro outro.
Não somos daqui, somos de lá.
Essa marca ficou.









quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ideiando chip

Foto obtida com baixa velocidade e luz, através de uma espiral de caderno/ilane 2007

Pois é, meu celular estragou de novo, simplesmente não liga. Aliás, nunca mais compro essa droga de marca, já tive televisor novo dessa marca, que a assistência técnica não deu jeito e eu perdi.

Sai de casa voando para ir ao shopping comprar um novo aparelho, não posso ficar sem (ai que neura!!!) e quando quis entrar dei de cara com um baita guarda, que meneando a cabeça tirou a minha intenção de continuar voando: o shopping só abria as 11 horas!!!  SACOOOO.....
Bem, voltei pro carro no estacionamento e foi lá, sentadinha aguardando que o baita guarda me deixasse entrar para trocar o meu chip por um modelito menos sofisticado e mais competente, que escrevi essas linhas.
Epa.... falei meu chip ???
É mesmo, acho que sou movida a chip, pois a atrapalhação que foi ficar sem celular me deixou perplexa comigo mesma... PAREI TUDO!!!
E senti que não posso ficar sem me ligar no mundo!!!
Assuntos os mais diversos ficam à mercê dessa bostica de aparelho, pois ainda não aprendi telepatia nem sinal de fumaça.


Certa vez uma amiga me deu um conselho eficaz, mas não prático: “desliga”!!!
Sim, desliga teu chip...
Mas não consigo....hehehehe....não posso desligar a vida que pulsa lá fora, eu dependo emocionalmente dele pelo jeito, portanto sou movida a chip sim.


Mas sentada no carro, aguardando a abertura do shopping, vejo o céu azul e o rio tão calmo, a vida parece ter outro ritmo, o tempo passa mais devagar...
A inquietação é interna, a vida transpassa célere pelos sentidos, se eu ficasse sentada dentro do carro por mais tempo, esse mesmo tempo iria custar a passar.
Mas....sempre um mas.... se eu conseguisse entrar naquele shopping, nem sei se teria tempo de almoçar.
Opostos pressurizados.
Precisei me dar um tempo.
Tempo dos tempos.
Consolo: estou trabalhando no meu private chip, mas para melhorar essa minha relação com o tempo.


Os funcionários que chegavam para seus trabalhos passavam aos lotes pela frente do meu carro, o shopping já estava aberto e o baita guarda deveria me deixar entrar.
Interrompi meus devaneios chipados e resolvi acompanhar as hordas, afinal acho que sou normal.
Sem tempo e com pressa.


domingo, 24 de outubro de 2010

ideiando elocubrações dominicais

Trabalho fotográfico com luz em baixa velocidade, depois editado -  ilane/2006

Estava eu falando com uma amiga, quando ela me contou que está em um estágio de vida muito morno, nem grandes alegrias, nem grandes tristezas. Tudo chega e tudo vai embora sem movimentar as fibras do seu coração.....
E ficamos discorrendo sobre os porquês desses momentos, sobre as épocas já vividas, sobre a vida em si, sobre os motivos que levam a isso, mas não chegamos à conclusão alguma.
Mas depois que nos separamos, pensei comigo..... a conclusão é óbvia: falta um projeto de vida para se apaixonar. Aliás, tem um autor por aí que fala que para curar tristezas existe um remedinho: “um amante”.... heheheheh... ele se refere a apaixonar-se por alguma causa, algum projeto, por um sonho ou qualquer idéia nova que faça feliz!!!

Nós, as mulheres de idade incerta e não sabida, aquelas que viajam através da menopausa e catalogam a vida em antes, depois e agora....todas concordam que depois de ter os filhos formados, estar aposentada ou não, ter adquirido tudo o que queria, ter um carro e o conforto pelo qual batalhou a vida inteira, chegar na maturidade sem um projeto de vida...é complicado. Falta, então, o objetivo pelo qual viver, falta acordar pela manhã com o frisson do que vem pela frente, com a alegria do novo e do surpreendente. Ventos de novidades a colorir as vidas.
Poxa, pensei, deixa eu ver isso mais de perto...e imediatamente comecei a falar com as mulheres da minha teia de vida, a perguntar num sentido geral. Acabei percebendo que todas tem sonhos, uns maiores outros nem tanto, mas com certeza descolei que quem tem projeto de vida com sonhos lindos, é mais feliz. Para as outras resta um dia-a-dia morno, sem graça e sem metas, naquele “vai-levando-pra-ver-no-que-dá”.
Minha conclusão pessoal me leva a acreditar que o sonho nos embriaga de alegria, nos leva para um mundo com objetivos mais definidos, falando bem claro, nos dá um sentido pelo qual lutar. Entretanto, muitas vezes nos dá, também, a fuga da realidade, o que na verdade nos impulsiona pros sonhos...

E os meus sonhos pessoais? Acho que não tenho tempo para ficar em estágios mornos, meus sonhos me consomem muito tempo e energia, minhas metas são a curtíssimo prazo, com realizações plenas e muito minhas. Caio sim, muitas vezes, mas levanto novamente de tão teimosa que sou....

Sim, o céu é aqui e agora, nem antes e nem depois, é agora sim. Esta é a época mais linda para as realizações. Já criamos os filhos, os maridos nos dão espaço com ou sem a sua presença, os amantes, digo, os projetos tem seu espaço amplo e completo nas nossas vidas.
Pra que esperar mais?
Meninas, tirem seus sonhos das gavetas, está na hora de mostrarmos ao mundo do que somos capazes...
Capazes até de sermos nós mesmas.











domingo, 17 de outubro de 2010

ideiando sonhos...


E o ciclo da vida continua...



Enquanto os acordes da música clássica enchem e preenchem todos os meus poros e o ambiente onde me encontro, me parece que as notas musicais pulam na grade da pauta deixando a clave de sol enlouquecida pela magnitude do momento.
Através do vidro observo a vida “lá fora” em constante transformação, vejo a natureza seguindo seu ritual natural, com as formigas levando as folhas cortadas aos seus ninhos, pelando os caules novos que brotam pela primavera, os besouros buscando adoçar suas vidinhas se alimentando nas flores, os galhos crescendo em curvas harmoniosas e ângulos exclusivos, num desenho de beleza ímpar, o vento vigoroso se mostrando pra lá de ativo...
Minhas velhas amigas, árvores centenárias com quem tenho o privilégio de dividir espaços, balançam seus galhos como se acenassem concordando com as idéias que mal posso coordenar e ordenar, tamanha profusão de sentimentos a me permear...
Nesse ínterim os sonhos vão se tornando cada vez mais nítidos e peculiares. A visão do futuro é prazeirosa, o trabalho está sendo altamente gratificante, as dúvidas vão ficando pra trás.
A pressa é musicada aos compassos, a vida aguarda, a natureza espera, a realização se faz presente, de momento, nos sonhos.


A música volta a me inspirar, a dar mais um pouco de corda nessa caixinha de surpresas e alma perguntadeira.
Tudo é muito pouco e o pouco selecionado sempre é tudo.

Os pássaros cantam lá fora e eu canto aqui dentro do meu coração.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ideiando o silêncio, novamente...

                                                      ATACAMA, norte do Chile, outubro 2009.

Silêncio.
Eu silencio.
Pra escutar o barulho do silêncio.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ideiando a natureza de todos nós...

Há alguns dias atrás eu li uma carta de uma avó para sua neta, com algumas recomendações de vida. A simplicidade dessa avó me impactou e dentre as frases do texto, duas se destacaram:
...acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade, principalmente quando o assunto é paixão ...
Poxa, fiquei  pensando aqui com os meus botões, amigos de confidências e emoções, finalmente alguém escreve o que pra mim é natural... e pra tantos é ainda um trânsito pelo desconhecido...
Normalmente quase ninguém pára para sentir os cheiros..... Não é para pensar não, é para sentir... sentir.... sentir....sim....esse sentido anda meio esquecido....tem sido motivo de músicas, de poesias, inspirando muita coisa, mas não de prática cotidiana...
Sentir os cheiros dos lugares, das manhãs, das noites e madrugadas, das pessoas, dos cangotes, das águas dos rios, dos ventos, de um perfume especial... até cheiro de acontecimentos, cheiros que nos transportam para o infinito onde moram as lembranças que nos visitam quando acionadas por esse sentido....
Os cheiros são um presente da natureza e, se estivermos em estado de observação, perceberemos e saberemos o rumo a tomar, ou gostamos ou odiamos o momento.
Entretanto, nem sempre damos ao consciente a oportunidade da escolha... a pressa e o rápido julgamento barram o verdadeiro sentir.
Precisamos resgatar a velha sabedoria interna, prestando atenção nisso, mantendo o estado de estar em observação permanente, no aqui e agora...

Seguindo em sua carta, a avó sábia dizia:
....é preciso coragem para ser feliz. Seja valente. Siga sempre seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
Sentir... desta vez com o coração, sentir a verdade a respeito de tudo o que se passa, isso é um aprendizado longo e muito difícil, embora não pareça.
Transitar entre a lógica e os compromissos dessa vida, dar a chance pra alma se realizar e ser feliz com as bobagens que se escolher, seja andar de bicicleta, sentar num bar desconhecido, comer aquela besteira, andar de mãos dadas, sair de casa a esmo, dar o fora em quem não merece, deixar de trabalhar naquele lugar, fazer o bem ao próximo, distribuir sorrisos a toa, falar com quem precisa ouvir, enfim, sentindo com o coração não vamos errar NUNCA nas decisões ...
O que a internet propaga sem parar, através de frases feitas e pps. com músicas que vão ao coração.....é aquela mesma simplicidade que as sábias avós já nos ensinavam com doçura...
É chegada a hora de aprender a sentir a verdade verdadeirissima, aquela verdade que só nós podemos sentir nos nossos assuntos de alma.
A verdade de estar feliz e em paz, com as escolhas certas, numa estrada que leva ao céu...