quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ideiando o Papai Noel


Tem estorinha mais linda e emocionante que a do Papai Noel?
Pois esse aqui é de verdade....e tem mais....é meu amigo do coração uma vida inteira, a Mamãe Noel também....
Amigos que se gostam, amigos que se respeitam, amigos que passam uma vida inteira lado a lado, nos melhores momentos e nos nem tão bons.
Erny e Inge, amo vocês!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ideiando Cachi....ainda....

Praça de Cachi, um calor de rachar!!!!
Pelas ruas...





Aqui almoçamos, o teto todo era de uma espécie de junco, feno, sei lá o que...


ideando as montanhas e os vilarejos

CACHI, interior do Valle de Calchaqui, norte da Argentina. Para ir a Cachi subimos as montanhas até 3.300 metros mais ou menos....o suficiente para atravessarmos as nuvens e mascarmos alguma coca....depois descemos e ficamos encantados com o vilarejo.

Estávamos chegando a Cachi, olhem a formação rochosa linnnnnnda...






sábado, 14 de novembro de 2009

ideiando a saudade...


Hoje ...
a saudade encostou em mim, a emoção me traiu, o coração doeu, o olhar baixou, e essa falta imensa, esse sentimento de ausência ainda não foi embora....

Completariamos hoje 39 anos de casados...entre idas e vindas, separação, problemas e alegrias...

Onde será que ele está? Como cruzam as perguntas enquanto eu olho pro céu.... Onde?

Estou com muita saudade dele...

ideiando a travessia da Cordilheira

Em um ônibus de linha regular entre Argentina e Chile, atravessamos a Cordilheira dos Andes pelo Paso de Jama, numa viagem ótima, mas cansativa. Saímos as 7 horas da manhã e chegamos lá pelas 15/16h, nem lembro mais direito.

Tudo isso com direito a falta de ar, pois subimos até 4600 metros acima do mar (mais ou menos), dor de cabeça para alguns, esses males da altura. Subimos e ficamos por várias horas lá nas alturas, antes de iniciar a descida.

Detalhe: o ônibus não para, é servido um lanche a bordo. Apenas paramos na Aduana argentina e depois fazemos a Aduana chilena em San Pedro de Atacama mesmo.

Mas foi tudo festa...

ideiando Salta, norte da Argentina II

Piso na Igreja de São Francisco, tão perfeito que dá a impressão de estarmos subindo escadas. Toda igreja é assim, muito interessante.

Interior da igreja, é muito linda, inspiradora de silêncio na alma.

Arquitetura típica da cidade de Salta.



Em uma vinícola, nos arredores de Salta, este belo cardone adornado por petúnias.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ideiando Salta, norte da Argentina


IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, uma beleza.

Galeria ao lado da praça central de Salta. Passeamos muito por lá, pois ficamos 3 dias na cidade, fazendo excursões pelos arredores.


Não pude deixar de fotografar esta loja, me pareceu uma agencia de turismo. Adoro esse estilo.




Praça Central de Salta....aqui sentamos por muito tempo, observando a vida por lá e nos deliciando com as empanadas e outras especialidades. Comemos tanto que ninguém mais falou em empanadas depois, no decorrer do resto da viagem......


ideiando fotografias...

San Pedro de Atacama, Chile, ao entardecer.
De propósito não passei pelo Photoshop, pra se ter a dimensão das cores de final de dia.
Cidadezinha minuscula, mas com aquele charme descolado....


Fomos
ao Café Tortoni, famoso em Buenos Aires.... Pelas ruas, no caminho, se via esse movimento...


O prazer de registrar os momentos da vida, de uma viagem, do cotidiano....são momentos simples, de passagem, mas que deixam saudade.
As fotografias são isso...registros de momentos que nos são importantes e que ficam no coração.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ideiando o Hotel de Sal

No altiplano boliviano, mais precisamente no Salar de Uyuni, nos hospedamos no Hotel de Sal, absolutamente inusitado!!!!

Uma maravilha que eu lembrei de registrar, pra nunca mais esquecer...

ideiando o Salar de Uyuni, Bolivia

Nosso retorno também, parte do Salar de Uyuni e parte do deserto, Bolivia.

ideiando os vídeos....

Viagem de volta pelo deserto boliviano, direção ao Chile. Olhem a poeira..... depois da fronteira, embarcamos num ônibus que nos levou ao aeroporto de Calama, 3 horas depois.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ideiando pedidos à nossa Mãe Terra

Essa lagartixa ou coisa parecida, era tamanho maior que lagartixa, apareceu do nada, muito rapidamente, assim que eu terminei um pedido feito à Pachamama. Entendi que estava sendo abençoada por um elemento vivo daquelas paragens.... E ela chegou, me olhou bem olhado, deu uma volta e parou em cima de uma pedra, como se fizesse pose.... na minha pressa em registrar, não usufruí do momento, mas fiquei com ele para sempre....

Aqui eu estava sentada nessa pedra, fazendo minhas oferendas, (que estão ao lado do tufo amarelo, encostadas na pedra-mãe), enquanto eu ouvia o roncar dos geisers e cantava baixinho o "Mãe Antiga".... Foi um momento muito especial, as lágrimas escorriam pelas faces e eu muito emocionada agradecia.... quando voltei pro ônibus e vi a foto que tinha tirado dela.....me arrepiei...., a pedra adquiriu um formato de rosto, pelas sombras.......

Assim são as oferendas que se vê por toda a parte por lá.....é claro que deixamos vários montinhos por lá também.... Na verdade, nem sabemos mais de quem foi essa oferenda...nem eu nem a Vera..... mas que fizemos nossos pedidos...ahhhh isso sim.... Pachamama está como depositária dos nossos sonhos....

ideiando irmandades






Fomos escolhidas para sermos companheiras de quarto nessa jornada. Teria sido uma escolha feliz, se tudo tivesse sido apenas normal.... Mas foi uma escolha a dedo, escolha escolhida, uma volta ao passado que não nos lembramos..... Encontrei uma irmã que eu não conheciaaaaaaaa......
Pois essa é a Vera, que tem uma Elisa além do nome Vera....., o que ajuda a misturar os canais, pois falamos muito, tudo misturado e nos entendemos....hehehehe.....falamos das nossas vidas, das filhas, das casas, das empregadas, das amigas, das viagens, dos casamentos, das alegrias e das tristezas..... Dividimos as traquinagens da viagem, assim como dividimos água e lanches, coca e coca-cola, notebook e sabonete....
Uma irmã que veio para ficar na minha vida....que bom...eu não tinha irmã....

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ideiando o café da manhã (ou da madrugada??)




Levantamos muito cedo e saimos as 4:30 para ver os Geisers del Tatio, num frio que disseram estar de menos 10 graus. Mas tava frio sim, nossa senhora que frrrrrioooo!!!!!

Encasacadissimos, fomos chegando às bocas calientes dos geisers antes do sol nascer, maravilhados com aquela manifestação de Pachamama.


Depois, pouco depois, o sol começou a nos dar boas vindas e o nosso café começou a ser preparado, primeiro com as caixas de leite sendo fervidas na boca de um geiser - e o leite ferveu!
Tomamos um belo café ali mesmo, em meio a turistas dos mais variados quadrantes desse mundão.

Foi um café da manhã inesquecível!!!

ideiando o Parque de Los Cardones


PARQUE DE LOS CARDONES, UM belissimo passeio conhecendo cactus de muitos metros de altura, com espinhos poderosos.
As montanhas são coloridas, o entorno é deslumbrante, o calor é suportável, estamos mais ou menos a 2 horas de Salta, Argentina.
Eles vendem espinhos de cardones trabalhados para colherinhas de café, para brincos, etc... Os incas costuravam com os espinhos....






Os cardones se estendem por toda a paisagem do norte da Argentina, Chile e Bolivia. Encontramos cardones poderosos no Salar de Uyuni, na Isla Incahuasi.

ideiando charme





















Que a Argentina tem lá o seu charme, isso não dá pra negar, né.... e o interior dela é belissimo...

Estávamos em Salta, que é uma cidade bem desenvolvida e faziamos os passeios de dia inteiro pelos arredores. Ficamos lá por 3 dias.

No dia em que fomos a Cafayate, ver as belissimas formações de montanhas, paramos aqui nesse local chamado de "Posta de Las Cabras", para beber algo, comer e descansar à sombra.

O local era lindo, rústico, aconchegante e com uma torta de maçã deliciosa!

E cheio de turistas europeus mal educados, para nosso espanto!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ideiando um pic-nic

Mas que tava gostoso....isso tava!!!!!!
Gente, estávamos no "limbo", na fronteira, exatamente após a Bolivia e antes do Chile..... Tinhamos que comer ali porque depois não daria mais, ao entrarmos no Chile deveriamos estar sem alimentos, sem folhas de coca, sem frutas, sem nada, eles não permitem nem sementes, são bastante rigorosos, mas presunçosos também. Então fizemos um baita pic-nic no sol do deserto, ali mesmo, sem sombra nem nada, num calorão de morrer.... Tivemos um buffet de pão boliviano redondo, com galinha em pedaços, tomates maravilhosos (como são bons os tomates bolivianos...), temperos diversos, verduras em conserva, coca cola quente + banana de sobremesa. E por incrivel que pareça....estava dos deuses!!!!!
Estávamos on the way direto para o aeroporto de Calama, no Chile, para embarcar imediatamente para Santiago, onde dormimos.
E que noite tivemos.....cama macia....sono tranquilo....bem alimentados....exaustos de 14 horas de viagem....
Imaginem!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ideiando amigas...




A gente nem sabia que estariamos juntas nessa viagem.....nós, irmãs de caminhada nas Tendas e da Unipaz...Edithe, Marinês, Elvira e euzinha... + a Vera, of course.


Aqui estávamos nos preparando para enfrentar o deserto e os salares, nas 4x4, por 3 dias e centenas de quilometros.


Foi uma aventura inesquecível, temos muitas estórias para contar....


domingo, 1 de novembro de 2009

ideiando o Salar de Uyuni, Bolivia


O Salar de Uyuni, na Bolivia, sua beleza ímpar e sua imensidão extraordinária. Vale realmente uma postagem especial aqui no blog.

Cheguei de volta em casa hoje, após tomar café em Santiago/Chile, almoçar em Buenos Aires e jantar em Porto Alegre. No dia anterior viajamos em comboio das 4x4 por mais de 14 horas pelos desertos da Bolivia e Chile, para chegarmos a um aeroporto.
A viagem foi inesquecível, especial, bem conduzida, perfeita. As fotos não vão parar de ser postadas, pois tem muita coisa linda para contar...
Mas antes preciso dormirrrrrrrrrrrr.......estou exausta da maratona, mas feliz pela minha alma aventureira.

ideiando as aventuras em Uyuni


Estavamos no Salar de Uyuni, o maior salar do mundo, um verdadeiro mar de sal, visitado e admirado internacionalmente, uma verdadeira maravilha do mundo.
A estrela foi uma forma de homenagem ao salar e a nós mesmos, que enfrentamos centenas de quilometros para estar ali, naquele momento.
Indescritivel a imensidão, a grandeza, a perfeição de nossa Mãe Terra.