sábado, 31 de julho de 2010

ideiando uma despedida...

Em 23 de maio de 2010 postei sobre relações familiares e seus incontáveis e cansativos nós...

E falei da minha alegria em participar de um jantar junto com uma Senhora de 95 anos de idade e alguns dos seus filhos. Ela na  majestade da idade dos cabelos bem grisalhos e serenidade no comportamento.
Falei da familia e da união dos filhos, do carinho e respeito manifestados de várias formas num ambiente cheio de intenções de amor verdadeiro e incondicional, relembrando o passado de forma doce e suave, muitas vezes ao som emocionante de gaitinhas de boca.

Pois essa Velha Senhora veio a falecer há poucos dias.

Quando recebi o email de participação do falecimento, fiquei com a emoção congelada por alguns instantes, meus olhos marejaram e permaneci  ali....lendo e relendo, lendo e relendo, lendo e relendo até interiorizar o seu conteúdo e entender que a beleza e a despedida estavam entrelaçadas em mais uma dança da vida...
No email, o irmão mais velho participou aos outros irmãos e parentes o acontecido, mas de uma forma  poética, bela, inesquecível.


Vejam só:

Nossa mãe recolheu-se pouco antes da meia noite de ontem, 26 de julho.
Logo mais, à partir das 9hs, estará na capela A do nosso cemitério, recebendo nossas despedidas.
Às 16 hs ela voltará a se deitar junto ao pai.
O careca vai ficar muito feliz.
Ele estava esperando por este dia há 35 anos.

E lá estava ela, linda com seu colarzinho azul, expressão tranquila, rodeada de flores e de familiares, descansando de uma vida produtiva, alegre, feliz e movimentada, mas deixando um vácuo de saudade dentro do tempo e do espaço e no coração de todos.
E no meu também.



3 comentários:

  1. Adorei o modo, simples, singelo até, de falar da passagem, momento que nos deixa sempre em suspenso... sentindo a fragilidade do ser, do que vai, e mais ainda frágil, o que fica. Lindo o seu blog.
    Um abraço "vizinha" de cidade...

    ResponderExcluir
  2. Ilane
    Linda a tua maneira de nos fazer sentir o teu sentimento e a tua participação no nosso meio familiar. Tu sabes que para nós tu fazes parte. Um grande abraço
    Karin

    ResponderExcluir
  3. Que sensibilidade, heim??
    Quando eu "crescer" quero ser assim!
    Bjkas
    Giovana
    http://criatividadeinsana.blogspot.com/

    ResponderExcluir