domingo, 24 de outubro de 2010

ideiando elocubrações dominicais

Trabalho fotográfico com luz em baixa velocidade, depois editado -  ilane/2006

Estava eu falando com uma amiga, quando ela me contou que está em um estágio de vida muito morno, nem grandes alegrias, nem grandes tristezas. Tudo chega e tudo vai embora sem movimentar as fibras do seu coração.....
E ficamos discorrendo sobre os porquês desses momentos, sobre as épocas já vividas, sobre a vida em si, sobre os motivos que levam a isso, mas não chegamos à conclusão alguma.
Mas depois que nos separamos, pensei comigo..... a conclusão é óbvia: falta um projeto de vida para se apaixonar. Aliás, tem um autor por aí que fala que para curar tristezas existe um remedinho: “um amante”.... heheheheh... ele se refere a apaixonar-se por alguma causa, algum projeto, por um sonho ou qualquer idéia nova que faça feliz!!!

Nós, as mulheres de idade incerta e não sabida, aquelas que viajam através da menopausa e catalogam a vida em antes, depois e agora....todas concordam que depois de ter os filhos formados, estar aposentada ou não, ter adquirido tudo o que queria, ter um carro e o conforto pelo qual batalhou a vida inteira, chegar na maturidade sem um projeto de vida...é complicado. Falta, então, o objetivo pelo qual viver, falta acordar pela manhã com o frisson do que vem pela frente, com a alegria do novo e do surpreendente. Ventos de novidades a colorir as vidas.
Poxa, pensei, deixa eu ver isso mais de perto...e imediatamente comecei a falar com as mulheres da minha teia de vida, a perguntar num sentido geral. Acabei percebendo que todas tem sonhos, uns maiores outros nem tanto, mas com certeza descolei que quem tem projeto de vida com sonhos lindos, é mais feliz. Para as outras resta um dia-a-dia morno, sem graça e sem metas, naquele “vai-levando-pra-ver-no-que-dá”.
Minha conclusão pessoal me leva a acreditar que o sonho nos embriaga de alegria, nos leva para um mundo com objetivos mais definidos, falando bem claro, nos dá um sentido pelo qual lutar. Entretanto, muitas vezes nos dá, também, a fuga da realidade, o que na verdade nos impulsiona pros sonhos...

E os meus sonhos pessoais? Acho que não tenho tempo para ficar em estágios mornos, meus sonhos me consomem muito tempo e energia, minhas metas são a curtíssimo prazo, com realizações plenas e muito minhas. Caio sim, muitas vezes, mas levanto novamente de tão teimosa que sou....

Sim, o céu é aqui e agora, nem antes e nem depois, é agora sim. Esta é a época mais linda para as realizações. Já criamos os filhos, os maridos nos dão espaço com ou sem a sua presença, os amantes, digo, os projetos tem seu espaço amplo e completo nas nossas vidas.
Pra que esperar mais?
Meninas, tirem seus sonhos das gavetas, está na hora de mostrarmos ao mundo do que somos capazes...
Capazes até de sermos nós mesmas.











Um comentário:

  1. Your blog is very nice.
    I have go a school blog too, and I have got a visitors map.
    Can you visit my blog please?
    Thank you!!!

    ResponderExcluir