sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ideiando mais um Natal...


Estamos todos vendo a profusão de cores e enfeites natalinos nas lojas, na TV, nas ruas... Me assusta essa proximidade, parece que foi ontem que estávamos com o pinheiro armado na sala, cheio de luzinhas pisca-pisca enredadas na árvore, haja paciência para colocar aquilo.....

Mas quando caí em mim de que realmente preciso me mexer com os preparativos, uma amiga já tinha feito os biscoitos natalinos, a outra já tinha armado a árvore... a outra, ainda, me pedia a receita de biscoitos da minha avó ....me senti uma inutilidade ambulante e comecei a ir ao encontro do natal também, que remédio...

Folheando meu caderno de receitas amarelado, lembrei que a modernidade já havia passado por ali e a receita estava arquivada no computador.... comprei os ingredientes e preparei os vidros para receber os biscoitos.

Tudo bem até ali, mas....(eu sou mesmo uma alma perguntadeiraaaaa....) ...
cadê o espírito natalino???
Preciso sentir o cheiro do pão de mel, do pinheiro legítimo queimando com as velas, das músicas suaves como fundo musical em casa....
Ahhhh que tempo lindo esse... Inspirei minha filha e ela também é feliz nessa época, eu sempre quis que ela tivesse a mesma alegria que eu tenho pelas festas natalinas.... E ela adora fazer biscoitos, como eu... decorar a casa e o pinheiro, comer marzipan, ir na Germânia e almoçar lá no dia do Bazar de Natal....


Bem, as forminhas estão prontas para cortar a massa e o material já está em casa... Falta providenciar o espírito natalino....esse eu preciso me esforçar para ter, pois anda tudo muito depressa pro meu gosto.
Vou colher pinhas e cortar galhos do pinheiro, quem sabe o cheirinho ajuda.
E no dia que determinamos para a realização dos biscoitos e ao som de músicas natalinas, o cheiro da fornada nos remeterá a mais um natal, vamos rir bastante enquanto cortamos os ditos cujos, com aquela “enfarinhação” na mesa, na cozinha, no forno, na cara!!!! E depois olhar embevecidas o que fizemos, cansadas mas felizes.
Só tem um problema: não consigo nunca pintar os biscoitos, não dá tempo....todo mundo quer comer assim mesmo, de tão bons que ficam....


Minha avó fazia muitas fornadas em fogão a lenha, colocando os biscoitos nuns latões que ela comprava com banha e, depois de vazios, guardava especialmente para essa ocasião do Natal, tudo muito antigamente e lá no interior onde ela morava.
Guardava os latões cheios de biscoitos nos primeiros degraus da escada do sótão, sótão esse fechadinho por uma porta com tramela, o que para nós crianças era um problema para abrir, a tramela era alta, a gente não alcançava e depois, se alguém esquecesse essa porta aberta, não tinhamos coragem de entrar, pois além da escada ser muito íngreme, tinha uma coisa pior ainda: um manequim desses onde se provavam as roupas, bem no topo da escada, olhando pra baixo!!!
Nós ficávamos apavorados com o tal manequim e não escalávamos a escada de jeito algum. Sob o rígido controle do manequim, os biscoitos aguentavam até o Natal...
Mas um dia, mais crescidos e já pensando como gente grande, conseguimos chegar na tal tramela e abrimos a porta...nos fartamos com os biscoitos... de costas e sem olhar pra cima e pro manequim.
Que legal, manequim não come e não fala, ainda bem...


Doces lembranças, hehehehe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário