domingo, 7 de novembro de 2010

ideiando mais uma multa...

Foto capturada da internet, não sei a autoria.


Sei que sou uma motorista consciente e dirijo há mais de 40 anos sem acidentes. Sou cordial com outros motoristas, não xingo, dou espaço, não estaciono em lugar proibido, procuro não infringir leis, enfim, sempre fui de bem no trânsito. Sou uma pé-de-chumbo que cuida das leis e faz questão de que as leis sejam seguidas por todos. Podem olhar meu prontuário.

Entretanto, o que me incomoda, e muito, são as multas que tenho recebido por “excesso de velocidade”, um ridículo excesso de 1 ou 2 km/hora.... Confesso que sou rapidinha, mas passar 1 ou 2 km do permitido, em pistas que se você andar na velocidade permitida os outros carros passam por cima, pistas rápidas e super movimentadas.... é, no mínimo, uma multa espúria, como diria o Paulo Sant’Anna.

A última multa que recebi foi porque eu estava a 68 km/hora, na Padre Cacique, quando eu poderia estar apenas com 67 km/hora no máximo, oras..., está escrito na multa que eles consideraram a velocidade de 61 km!!!!! E o que me deixa mais furiosa é que o radar móvel estava estacionado quase escondido, atrás de um caminhãozinho que foi deixado ao lado da pista há séculos, ele está largado ali há tanto tempo que chega a ter capim embaixo dele...

Pra que esconder o radar ???
Por que o radar móvel não se preocupa com aqueles que realmente correm, com aquelas motos que se atravessam na frente dos carros ou que raspam nos retrovisores só para ganhar a frente? Que nos cortam perigosamente, aparecendo não-sei-de-onde nas nossas laterais, cortando inclusive pela direita???? E pior...ainda acham que tem razão!!!!

Por que os controladores de tráfego não estão nas ruas em maior número, vendo o que os motoristas vêem diariamente, como um caminhão de flores, que estaciona exatamente na esquina de uma rua lateral, atrapalhando a visão de quem quer entrar numa movimentada avenida...todos os dias? Ou por que não vêem que tem carros que param exatamente numa curva, apenas para buscar pão “ligeirinho” ?? Ou esses carros que atrapalham o trânsito de tão velhos? Ou as carroças que trancam o fluxo, deixando atrás de si uma fila enorme de motoristas irritados?  
E se poderia continuar a desfilar exemplos de motoristas que deveriam freqüentar os bancos das escolas do Detran e aprender novamente sobre educação e principalmente sobre as leis.

De que adianta a mídia reclamar do trânsito assassino, se o motorista que transita diàriamente não está bem educado?
De nada resolve multar os que passam com 1 km a mais do permitido, esse fato só serve para encher os bolsos dos órgãos que recolhem o dinheiro das multas. Bom, né?
E pior, vão receber mais um dinheirinho ainda, se eu tiver a minha carteira cassada por excesso de velocidade.

Injustiça.  Não que eu esteja certa no meu ridículo excesso de velocidade, mas o que me deixa louca é a injustiça perante as incoerências do tráfego versus controle por parte das autoridades.

Vou s’imbora pra Pasárgada, quem sabe lá, se eu for rainha, não tenhamos mais essas injustiças.

3 comentários:

  1. Ih, que azarão! Olha, às vezes, parece que a lei é só para a gente!
    Aqui no meu prédio temos 2 portões de garagem. Como ela é estreita, metade dos carros usa uma para entrar e a outra pra sair, a outra metade faz o inverso, pq não há espaço razoável para manobras...
    Antes do 1º portão há uma placa de proibido parar e estacionar, mas todo o dia tem gente lá, atrapalhando a entrada da garagem! Só eu que, no dia da minha mudança, quando o caminhão parou para descarregar os móveis, pela manhã, tive a "sorte" de receber a visita dos azuizinhos que mandaram o caminhão ir embora com toda a mobília!!! E passou toda manha rodando esperando que a EPTC autorizasse a parada para descarga! Ou seja, a mudança que teria levado um manhã, levou o dia inteiro! Prejuízo pra mim e pra empresa!!! De resto, quase todo o dia tem gente enfiada no mesmo lugar!!! Pode?

    ResponderExcluir
  2. Pode....eles podem tudo!!!! E é isso que me irrita, eles não vêem o que se passa nas ruas, mas multam quem passa 1 km da velocidade. Como se luta contra injustiças?
    Não que eu esteja certa no meu ridiculo excesso, mas é a incoerência...
    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Matemática nunca foi teu forte, eu sei.Se o permitido por lei é 60 e tu estas a 67 tu passaste 7 do máximo, e isso dá mais de 10 por cento.Alem do que, os erros dos outros não justificam os nossos.
    Heca

    ResponderExcluir