domingo, 30 de maio de 2010

ideiando a verdade e a confiança

"Não são necessárias muitas palavras para falar a verdade."
Chefe Joseph Nez Perce (Native American Wisdom)
Dizer a verdade, sem culpar nem julgar, é o caminho da direção Leste, o caminho do Fogo, o caminho de quem tem posicionamento.
Dentro de mim existe uma certeza muito intensa de que a confiança em uma pessoa é a mola que rege, dá base e sustentação a um relacionamento. É o espelho do caráter.
E o que faz com que a confiança seja eleita?
A verdade, a verdade e a verdade, acima de tudo e todos.
Faltou com a verdade, contornou a verdade, mentiu a verdade, em qualquer situação que seja, a confiança se vai e o cristal fica trincado pra sempre.
E não se consegue colar um cristal sem que ele fique com as marcas, assim é a confiança em uma pessoa.
E isso dói, atrapalha e termina com os relacionamentos.

Resolvi escrever isso hoje porque estou mesmo vivendo uma etapa assim, onde eu vejo pessoas muito próximas faltando com a verdade, omitindo a verdade, se atrapalhando com a verdade, modificando o curso dos relacionamentos apenas por pequenos detalhes que seriam tão fáceis de serem contornados, se as pessoas entendessem que existe o sagrado direito de cada um ter o seu ponto-de-vista.

Eu posso ter o meu, vocês pode ter o seu, o outro pode ter o dele, não somos obrigados a ter o mesmo ponto-de-vista sobre um mesmo assunto, mas para isso não se precisa usar da falta de verdade para "passar por cima" dos problemas.

Os ensinamentos que atravessam os séculos, de todas as tradições religiosas, sempre ensinam a usar a verdade. Ela é o caminho mais curto para o entendimento.
Mas é uma pena que nem todos pensem assim.

Que cada um receba de acordo com o que semeia...

Ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário