domingo, 2 de janeiro de 2011

ideiando 2011



Estava tudo muito bem planejado, a festa seria em tal lugar, com tais pessoas, cardápio resolvido. Tudo em paz. Calma absoluta, a calma da pré-programação.

De repente, não mais que de repente, numa morna tarde de domingo, resolvemos que iríamos fazer algo diferente!!!

E assim foi. Resolvido e resolvido. Em frente!!
E alguns dias depois, lá estávamos nós, percorrendo a estrada afora, numa alegria quase infantil, em direção a uma nova aventura... Frisson....
Acampados, fizemos uma viagem ao encontro das nossas lembranças mais queridas, ao lado de pessoas queridas, dos tempos que não voltam mais. Alegria do reencontro...
Lembramos e relembramos, curtimos tudinho e mais uma vez me prometi fazer alguma coisa diferente, assim...meio inusitada.... pelo menos uma vez por mês. Faz um bem danado pra alma...




A gente lê centenas de recomendações sobre o que fazer para entrar o Ano Novo com pé direito, com novas intenções, quais brindes dão certo, relações escritas para programar o ano, quantas maluquices pra dar suerte, coisas novas que na verdade são bobagens, são uma tentativa de se autoprogramar, mas que raramente funciona...

Neste ano novo eu definitivamente cheguei à conclusão de que não me reconheço mais.... programei o que sempre fazia, mas fiz tudo diferente do que sempre fiz.....

Cheguei a comprar o espumante para jogar para Yemanjá... mas a garrafa ficou em casa e na hora eu fiquei parada na areia, olhando os outros pularem as 7 ondinhas, jogarem flores, se cumprimentarem alegremente...
Pra depois tudo continuar a ser igual.

Sobrou alguma coisa em mim nesse momento, achei que eu estava na minha totalidade, que o mundo estava dentro de mim, que toda a mudança dependia de mim mesma e não dos rituais... Realmente eu estava dentro de mim, dona de mim, junto com Yemanjá.

O que eu quero, mesmo, é me reinventar, abrir novas estradas para trilhar, ser um pouco diferente do que sempre fui, mais light, mais tranqüila, menos estressada.

Ter confiança nas mudanças que estão chegando, mais integralidade entre o pensar e o agir, mais coragem ainda, encarar o novo de frente e deixar o velho se ir...

E me dei conta de que se eu estava ali na praia, naquele momento, é porque já tinha feito uma coisa bem diferente do meu habitual...

Voltei da beira do mar com uma sensação de plenitude e de totalidade, havia mudado o roteiro sem nem pensar, só pelo fato de fazer diferente.

Comecei o ano bem... e entrei na festa !!!



Para finalizar, deixo uma pequena parte de um texto para nossa reflexão em conjunto,  como contribuição e incentivo às reformas de cada um de nós:
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é."
Paulo Coelho (O Globo - 22/08/04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário